Cuidados com a segurança quando temos idosos na casa.
Os reflexos e a força dos ossos já não são mais os mesmos. Perder o equilíbrio ao caminhar ou mesmo levantar da cama, cadeira ou sofá, torna-se um problema frequente. Essas e outras situações que vêm com o avanço da idade fazem parte de uma série de mudanças no corpo e no cérebro dos
idosos.
O risco de acidentes acontecerem por causa desses fatores é alto e o perigo não está só na rua, mas principalmente em casa.
Para evitar esses problemas, pequenos hábitos podem ser incorporados à rotina dos idosos. Objetos podem ser retirados do caminho, móveis podem e devem ser adaptados e alguns itens podem ser incluídos nos ambientes.
Há muitas coisas que pode fazer para manter o seu ente querido seguro e confortável em casa. Existem coisas que não tinham importância no passado, quando o seu ente querido era mais jovem.
Mas se a pessoa de quem cuida tem menos equilíbrio, é importante abordar estes riscos. Desta forma poderá ficar mais tranquilo, sabendo que o seu ente querido pode movimentar-se de forma segura e que lhe está a prestar os melhores cuidados possíveis.
É necessário tomar medidas em relação à segurança caso o seu ente querido apresente alguma destas situações:
– Dificuldade em movimentar-se sem assistência;
– Problemas de equilíbrio e coordenação;
– Problemas de visão;
– Demência, confusão ou outras limitações mentais.
Dicas:
- Garanta uma boa iluminação do ambiente;
- Não deixe objetos soltos pela casa;
- Tenha corrimão nas escadas;
- Utilize camas baixas;
Como vimos, garantir o bem-estar e a segurança do idoso para evitar problemas domésticos é muito
importante. Por isso, devemos sempre contar com algumas práticas simples.