Fale com um consultor:
WhatsApp

Quais fatores podem impedir o financiamento de um imóvel?

Quais fatores podem impedir o financiamento de um imóvel?

Quais fatores podem impedir o financiamento?

Desde a falta de planejamento financeiro, até a entrega de documentos.

Acompanhe hoje, em nosso blog mais um assunto que com certeza você já se questionou. Você verá em detalhes, quais são estes fatores e como pode superar esses impedimentos, caso esteja passando por algum deles, ou até mesmo evitá-los.

Após a decisão de se mudar ou comprar uma casa própria, você vai decidir qual imóvel comprar, vai pesquisar sobre a reputação da construtora e da incorporadora e por último, mas não menos importante, vai buscar por uma boa condição de financiamento, já que ele é o caminho mais viável para quitar o valor do bem a longo prazo, com parcelas que caberão no seu orçamento.  A hora de comprar um imóvel próprio é um momento importante na vida de várias famílias. Sair do aluguel ou mesmo se mudar para uma residência mais confortável, é fundamental para a qualidade de vida. Mas é importante, que você fique atento aos seguintes impedimentos:

1 – Restrição de crédito

Quando uma pessoa não paga uma dívida, o nome dela fica inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, o que é conhecido como “nome sujo” ou “negativado”. Os bancos consideram que pessoas com restrições de crédito, não são confiáveis para arcar com um crédito alto, como o financiamento de um imóvel. Por isso, os bancos podem negar o crédito ou baixar o valor do financiamento para quem tem restrições no CPF. Para saber se o seu nome está negativado, você pode consultar gratuitamente os sites e aplicativos como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.

  • Após isso, tente renegociar cada uma das dívidas. Dessa forma, o ponto positivo é que tanto as empresas de crédito quanto você também querem resolver esses problemas. Com isso, ao quitar todas as suas pendências, seu nome será retirado das listas;
  • Por fim, faça um planejamento financeiro para o seu financiamento imobiliário. Assim, você vai saber exatamente qual é o preço que poderá pagar, quais são as suas contas fixas mensais e também poderá se preparar para juntar o valor de entrada.

2 – Renda incompatível

A renda incompatível com o valor do imóvel desejado é um dos fatores que podem dificultar a aprovação de um financiamento imobiliário. A Lei nº 8.692/1993 estabelece que as parcelas do financiamento não podem ultrapassar 30% da renda do cidadão. Por exemplo, se um trabalhador recebe R$ 2 mil por mês, o empréstimo pode ter mensalidades máximas de R$ 600. Para aumentar a possibilidade de aprovação, muitas instituições permitem que mais de uma pessoa integre o acordo, unindo as rendas familiares. E a Jalico, tem mais essa facilidade de você unir a sua renda com mais duas pessoas. Tornando assim, o sonho do imóvel próprio uma realidade.
 

3 -Pendências financeiras

Conhece o Score? Ele nada mais é do que um indicador financeiro. Basicamente, ele funciona da seguinte forma: se você paga suas contas no prazo, a pontuação é alta, podendo chegar até 1.000. Contudo, se você deixa de pagar uma fatura do cartão, ou acumula dívidas, a pontuação desse score diminui, podendo chegar até 0 e negativar o seu CPF. Sabendo disso, quanto maior a pontuação, maiores as chances de aprovação do crédito imobiliário. Ainda mais, o score é consultado durante a análise de crédito, afinal, o banco ou empresa escolhida para o financiamento querem saber se você é um pagador confiável. Ao acumular dívidas, você mostra que não está preparado para lidar com as parcelas, que podem durar muitos anos.

4 – Imóvel no nome

Ter outros contratos em aberto também é um motivo para ter o financiamento reprovado, especialmente pelas limitações de renda. Em alguns casos, existe a possibilidade de adquirir um novo empréstimo se as parcelas já estiverem baixas. No entanto, as instituições também entendem que a segunda dívida aumentará os riscos de inadimplência. Mesmo que tenha o comprovante de uma renda extra, se a pessoa solicitante não apresentar um valor fixo mensal, as chances de ter o financiamento reprovado são maiores.

5 – Divergência de documentos

Um dos motivos mais comuns para ter o financiamento reprovado é apresentar a documentação incompleta no momento da análise. Esse procedimento pode ser burocrático em algumas companhias, exigindo uma série de comprovantes e certidões oficiais. Se a pessoa contratante não apresentar todos os itens obrigatórios, provavelmente terá sua proposta negada nesse primeiro momento. No entanto, a boa notícia é que essa causa é mais simples de resolver e geralmente permite o reenvio para nova simulação em menos tempo.

Essas informações te ajudaram a entender de forma mais detalhada, sobre esse fatores? Leia as nossas outras matérias, e nos acompanhe em nossas redes sociais. Inclusive, você pode ir em nosso Instagram agora mesmo, e deixar o seu comentário.

Mas agora, vem a outra parte…
A que mostramos para você, as vantagens de ter o próprio imóvel, sair do aluguel e ter um lar para chamar de seu.

Economia a longo prazo

Ao pagar aluguel, o dinheiro gasto não se converte em patrimônio. Com um imóvel próprio, os pagamentos mensais (como de um financiamento) eventualmente resultam na posse total do imóvel, eliminando esse custo fixo.

Estabilidade financeira

Ter um imóvel próprio oferece uma sensação de segurança financeira, pois você não precisa se preocupar com aumentos de aluguel ou a possibilidade de ter que se mudar inesperadamente.

Valorização do patrimônio

Imóveis tendem a valorizar ao longo do tempo, o que pode representar um bom investimento para o futuro. Além disso, você pode personalizar e melhorar o imóvel, aumentando ainda mais seu valor.

Autonomia

Com um imóvel próprio, você tem liberdade para fazer reformas e personalizações conforme seu gosto e necessidade, sem precisar da aprovação de um proprietário.

Esses são apenas alguns dos benefícios de sair do aluguel e investir em um imóvel próprio.

Você já se perguntou quantas pessoas, moram em residências alugadas? Segundo a Síntese de Indicadores Sociais de IBGE, em 2022, 23% dos brasileiros que viviam em imóveis alugados comprometiam 30% ou mais da renda com aluguel, situação que o IBGE chama de “ônus excessivo”. Na cidade de São Paulo, a proporção era de 33% dos locatários.

E, segundo os dados desta mesma instituição, em se tratando de conquistas e realizações pessoais, em primeiro lugar está a de ter o imóvel próprio. Seria o seu também?

Só com algumas dicas acima, você já consegue ter uma grande noção de que comprar um imóvel não é algo simples. Mas não é impossível! Temos como objetivo, poder trazer a facilidade para que você tenha a possibilidade de adquirir o seu imóvel próprio, que possa chamar de seu. Trabalhamos com sonhos e estamos acostumados a torná-los realidade. Adquirir um imóvel é um investimento no futuro, construindo seu patrimônio e garantindo qualidade de vida para você e sua família.

A conquista do imóvel, é um sonho para muitas pessoas e pode trazer uma grande satisfação pessoal e sensação de realização. E a Jalico, desde 1986 se dedica a construção de sonhos em forma de lar.

Conheça melhor os nossos projetos. Sempre tem um que cabe no seu bolso, pois as melhores condições de financiamento, consultoria imobiliária dedicada à sua situação e ao seu momento, você encontra na Jalico.

 

#vem ser Jalico