Portaria do condomínio: é importante saber quem presta serviços onde você mora.
A administração de condomínios é tão complexa quanto fazer a administração de uma empresa. Há diversos itens como manutenções, financeiro, legislação, mediação de conflitos que são fundamentais e que são de responsabilidade do síndico. Mas há também as tarefas que são deveres da administradora do condomínio.
Tudo o que acontece no condomínio, precisa ser repassado aos condôminos. Isso serve também para serviços terceirizados. Saber quem presta os serviços onde você mora, é muito importante.
O que são e quais as atribuições das empresas terceirizadoras de mão-de-obra?
Esse tipo de empresa oferece funcionários para diversas funções do condomínio. Seja para portaria,conservação, limpeza, vigilância e outros serviços, as terceirizadoras podem ajudar.
A empresa fica responsável também por montar a escala de trabalho no condomínio, treinar os colaboradores e também por repor qualquer funcionário que por ventura venha a faltar.
O condomínio paga uma taxa mensal à empresa e a mesma deve pagar não apenas o salário dos funcionários, como também as horas extras e todos os impostos e encargos.
Principais atribuições da empresa:
● Oferecer funcionários que se encaixam nas funções
● Não deixar o condomínio sem funcionários
● Desenvolver uma escala inteligente e econômica para o condomínio
● Treinar os colaboradores sistematicamente
● Prover os equipamentos de trabalho dos funcionários
● Cumprir com o que foi acordado em contrato
● Oferecer direcionamento e feedbacks para os funcionários
● Providenciar a troca de funcionários que não estejam atendendo as necessidades do condomínio
Portaria: a linha de frente do seu condomínio.
Pessoas entrando e saindo, encomendas sendo entregues, moradores pedindo ajuda com as compras e o porteiro mais atento ao celular do que aos que passam. Será que você já presenciou uma cena dessas? Não é difícil entender o porquê da portaria ser um local que exige atenção e,
principalmente, regras. Sem um mínimo de organização, erros acontecem e podem comprometer a segurança de todos no condomínio.
Ter uma portaria eficiente é algo desafiador, mas será que é impossível? Pensando nisso, selecionamos os dez principais erros da portaria que podem ocorrer em qualquer condomínio.
Antes de começarmos a listar os erros, precisamos esclarecer o que é uma portaria. Em um condomínio, a portaria é o local por onde moradores e visitantes entram no empreendimento.
Muitas vezes apelidada de recepção ou até mesmo hall de entrada, a portaria é o ambiente onde fica o porteiro. Por sua vez, esse profissional atua como uma espécie de guardião, controlando a entrada e saída de pessoas no recinto.
A portaria de um condomínio pode ser tradicional, com um porteiro físico presente no local. No entanto, diversos condomínios brasileiros optam pela portaria remota, onde uma central virtual autoriza o acesso dos visitantes ao edifício.
Agora, vamos aos 10 erros da portaria que afetam a segurança do condomínio:
1- Não definir as regras para o funcionamento da portaria;
2- Não qualificar e orientar o porteiro;
3- Não investir em equipamentos de segurança;
4- Deixar a portaria aberta;
5- Consentir que o porteiro seja desviado de sua tarefa;
6- Abandonar a portaria;
7- Autorizar que o porteiro tenha distrações na portaria;
8- Deixar a organização de entregas de encomendas por conta do porteiro;
9- Liberar a entrada de veículos sem identificar a pessoa que está dentro;
10- Porteiro guardar objetos ou fazer entregas de encomendas para condôminos.
Pronto! Mais informações para você ficar atento sobre o que acontece e como deve ser no condomínio. Com responsabilidade e todos cientes de suas funções, obrigações e deveres, tudo ocorrerá sem dores de cabeça.
Faça você também a sua parte como morador.
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Até a próxima!